sábado, 4 de setembro de 2010

04/09/2010

Clipping de 04/09/2010
EDITORIAIS DE 04/09/2010

O responsável pela bandidagem

Editorial, O Estado de S. Paulo, 03/09/10
Eis o que o governo Lula e a cultura petista fizeram do Fisco: uma repartição em que o livre tráfico de informações presumivelmente seguras sobre os contribuintes brasileiros se entrelaça com o uso da máquina, literalmente, para intuitos eleitorais torpes. O crime comum e o crime político se complementam. Agora, destampada a devassa nas declarações de Verônica Serra, vem o presidente Lula falar em “bandidagem”. Se quiser saber quem é o responsável último por essa degenerescência, basta se olhar no espelho.

“Que Estado é esse?”, pergunta o juiz

Claudia Safatle, Valor Econômico, 03/09/10
O despacho do juiz federal Antonio Claudio Macedo, que concedeu liminar ao vice-presidente do PSDB, Eduardo Jorge, determinando que a Receita Federal lhe desse acesso imediato ao processo que investiga a quebra do seu sigilo fiscal, é o único ato, até o momento, que dá a dimensão da gravidade dos desvios de função da Receita. As autoridades responsáveis há dois meses se omitem e as providências anunciadas são desproporcionais à ruptura do Estado de direito que o fato representa.

O eleitor e o investimento público

Rogério L. F. Werneck, O Estado de S. Paulo, 03/09/10
O BNDES está às voltas com vultoso programa de redução da concorrência em certos setores para a formação de campeões nacionais. E também com o trem-bala, a viabilização da expansão da oferta de energia elétrica a preços artificialmente baixos, a ressuscitação da Telebrás, a internacionalização da Eletrobrás e, claro, o financiamento de grandes projetos da própria Petrobrás. Mas, afinal, que parte desses R$ 283 bilhões de dinheiro público pôde ser destinada a investimentos em saneamento e transporte de massa?

Reinaldo Azevedo: